SVC Global, LLC



See also ICOM 706 fan mod
Antena vertical auto-suportada p/ 7 MHz
(Vertical antenna for ham radio - 40 meter ham band)

Revisão em 08/JAN/2006 Click here for English text.


Comments, questions and suggestions are welcomed. Please post here.

This is an amateur radio useful link: eHam.net

Antena vertical auto-suportada feita com tubos de alumínio de 3 m de comprimento, diâmetro externo de 32 mm e 1,2 mm de espessura.
Total do comprimento do sistema irradiante é de 10,33 m e sua base quadrada mede 25 cm de lado.
Ao comprimento (1/4 lambda) teórico foi adicionado 4% devido à largura da antena.
As hastes estabilizadoras laterais da torre são barras de alumínio de 17,0 mm x 6,5 mm e estão presas aos tubos com rebites POP de 1/2" x 3/16" de diâmetro.
No total foram usados 9 tubos de 3 m, um tubo de 2 m, 12 metros de barra de alumínio, 140 rebites e 9 braçadeiras de aço inox de 45 mm de diâmetro.
O pêso total do sistema irradiante é inferior a 15 Kg, suporta perfeitamente ventos inferiores à 90 Km/h em modelo computorizado e sem necessidade nenhuma de estais.
Desde a data da revisão deste artigo a antena já completou mais de 3 anos de vida e sua eficiência continua a mesma de quando foi montada.
As uniões entre os tubos de alumínio foram feitas com pequenos pedaços de tubo de cobre com 20 cm de comprimento e cujo diâmetro encaixou perfeitamente no interior dos tubos de alumínio.
Pequenos cortes de serra longitudinais (10 mm) nas pontas dos tubos de alumínio permitiram que estes fossem firmemente apertados com braçadeiras de aço inox sobre os tubos de cobre, fazendo bom contacto elétrico e mecânico.

Os quatro isoladores da base da antena são feitos com reduções+união "Tigre" de PVC.
Foram usados 4 canos de PVC soldáveis (côr marron) de 50 mm de diâmetro, com 60 cm de comprimento chumbados na massa e nas pontas exteriores (80 mm) foram unidas com a cola específica da Tigre duas reduções mais uma união, superpostas.
No centro a redução de 32/40 mm, no meio a redução de 40/50mm e a união de 50 mm por fora também colada na ponta do cano exposta acima da massa de concreto.
Nestes isoladores estão encaixados os quatro pés da antena e eles ficam introduzidos 30 mm para dentro da luva menor, até seu batente interior.
Completando a fixação, quatro parafusos auto-atarrachantes de 3/16" x 2" atravessam cada conjunto dos isoladores firmando assim a antena ao suporte.

A torre propriamente dita tem 6 m e parte superior é formada por um único mastro de 5 m deslizante para o ajuste da Relação de Ondas Estacionárias (ROE).

O suporte isolador foi chumbado ao chão com massa de cimento, pó de pedra e agregados de brita #1 (proporção 1:4:4) num buraco quadrado de 40 cm de largura e 80 cm de profundidade.
No fundo do buraco foram inseridas quatro varas de copperweld de 2,4 m interligadas com cabo de 25 mm² de seção e que farão parte do plano-terra.
Medições feitas com milli-ohmímetro resultaram em valores inferiores a 3,6 ohms entre todas as varas de aterramento.
Além das varas de copperweld, um sistema de 13 radiais de 10 m de comprimento, usando cabinho de cobre flexível de 1,5 mm de seção estão ligados ao terminal de terra. Estes fios estão enterrados a uma profundidade de 10 cm sob o solo completando o plano-terra.
Devido ao fato de serem enterrados, os radiais perdem a ressonancia portanto o comprimento dos mesmo não é significativo e sim sua quantidade.
Com isto, na prática, foi ser conseguida uma impedância de terra em torno de 20 ohms que somados à impedancia teórica (35 ohms) da antena de 1/4 de onda aproximaram-se aos 50 ohms necessários à correta adaptação do cabo coaxial RG-213.
Devido ao baixo Q da antena, a ROE em toda a banda situou-se abaixo de 1.2:1.

No topo, colocou-se um elemento excitador para a banda de 50 MHz, transformando a parte superior da antena como um irradiador de 1/2 onda para 6 metros (3db de ganho sobre isotrópico).
O J-Pole feito com tubo de cobre de 15mm e cujo comprimento é de 1,47 m, tem um cabo RG-213 celular independente que desce no interior de um dos tubos da antena.
Este elemento para 50 MHz não interfere com a antena que continua ressonante em 7 MHz. A ROE em 50.500 KHz situa-se em 1.0:1 e atinge 1.2:1 em 50.000 e 51.000 KHz.

Próxima experiência a ser feita neste sistema irradiante será um J-Pole para 10 metros cujas fotos serão publicadas assim que a experiência for bem sucedida.

Mais informações sobre antenas verticais podem ser obtidas (em inglês) neste excelente site de W4RNL.


73, Sergio Valente, PY1BEK

Use 800x600 or better screen resolution.


ainda na fase final de acabamento ainda na fase final de acabamento ainda na fase final de acabamento detalhe da parte inferior da antena detalhe da base detalhe da base detalhe do suporte Tigre (furo para saída de água) detalhe da antena encaixada na base antena montada no suporte detalhe do J-Pole para 6 metros no topo da torre vista da torre por dentro vista lateral para cima
Comments, questions and suggestions are welcomed. Please post here.






© Copyright 1998-2005 SVC SVC Global, LLC